O DIA DA MENTIRA E O PEIXE

Mas, realmente, de onde vem o Dia da Mentira?

Tudo começou, aparentemente, em 1564, quando, ora, o rei dos Francos chamado Carlos IX resolveu mudar a data da virada do ano (que era março) dando seguimento às instruções papais do Calendário Gregoriano (onde janeiro* se tornou o primeiro mês do ano).

Entrando em detalhes, acredita-se que a origem do "Pesce d'Aprile" (do italiano), "Poisson d'Avril" (em francês) e do "April Fools Day" (em inglês) ocorreu no século XVI, mais precisamente em 1564.

Neste ano acima, o rei Carlos IX determinou no Reino dos Francos que o início do ano se daria no dia 1° de janeiro, o que antes era 1° de abril.

ssa simples iniciativa causou diversos transtornos, principalmente no fato de mudar a data de troca de presentes do Ano Novo que sucederia as prendas e gratificações do Natal .

Para semear a dúvida (sem um motivo determinante) sobre a data efetiva do Ano Novo, alguns persistiam na oferta de presentes no mês de abril. Ao longo do tempo, pequenos presentes de abril se transformaram em presentes para risos, piadas, e, depois, para enganar e gerar armadilhas.

Se as piadas são agora conhecidas como "April Fools", o querido século XVI é o responsável por isso. Referindo-se aos presentes oferecidos, alimentos eram o mais utilizados. O início de abril representa o final da Quaresma, um período durante o qual o consumo de carne é proibido entre os cristãos. Por esse motivo, o peixe era o item mais frequente a ser presenteado. A "pegadinha" ou a brincadeira (de mau gosto ou não) rodava em utilizarem peixes de mentira.


Por mais simples que pareça, isso se justifica quando vê-se que "Le poisson d'avril" (o peixe de abril) é o Dia da Mentira para nós, lusófonos.

Curioso como essa piada secular foi-se atravessando fronteiras e tocando todo o Ocidente e, segundo alguns, até mesmo na Índia há uma versão dessa ocasião: viva a Globalização.

..................................................................................................


Janeiro* : curiosidade suplementar: vocês sabiam que a etimologia de "janeiro" é a mesma de "janela"? Em breve, darei explicações mais precisas a respeito.


..................................................................................................

Fontes:

http://www.linternaute.com/insolite/poisson_d_avril/poisson_d_avril-origine.shtml

http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=29871.0

http://www.grandesmensagens.com.br/mensagem-dia-da-mentira.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_mentira


Gilson Lopes
2011_04_22