POR QUE DEZEMBRO NÃO É O DÉCIMO MÊS DO ANO?

Ao longo da História, já foram feitas versões do calendário romano. De acordo com a primeira delas, da qual herdamos a maioria dos nomes de meses, o ano tinha início em março, no dia do equinócio de primavera no Hemisfério Norte, e contava apenas com dez meses. Feita pelo imperador Rômulo (754-717 a.C.), essa versão logo foi modificada por seu sucessor Numa Pompílio (717-673 a.C.), que acrescentou dois meses – janeiro e fevereiro – aos já estabelecidos. De acordo com o novo calendário, os novatos seriam o décimo primeiro e o décimo segundo meses do ano. Foi apenas a partir do Calendário Juliano, estabelecido pelo imperador Júlio César (100-44 a.C.), que o ano passou a se iniciar em janeiro. Vale lembrar que o calendário que seguimos hoje não é nenhum desses, e sim o Gregoriano, criado em 1582 pelo papa Gregório XIII, uma evolução dessas versões. Os nomes dos meses, contudo, permanecem os mesmos desde o início do milênio.

Janeiro ▷ homenagem a Jano, deus romano considerado o senhor das passagens, deus dos inícios (atenção: mesma origem da palavra "janela")

Fevereiro ▷ deriva do deus Fébruo, a quem nessa época do ano os romanos homenageavam com festas de purificação, a fim de apaziguar os mortos com sacrifícios e oferendas.

Março ▷ homenagem a Marte, deus da Guerra.

Abril ▷ há quem diga que este nome faz referência a Afrodite, deusa do Amor. Para outros, o termo vem do verbo latino aperire, referência à abertura das flores, já que este mês marca a primavera no Hemisfério Norte.

Maio ▷ referência a Maia, deusa da Honra e da Reverência.

Junho ▷ homenagem à deusa Juno, protetora das mulheres (especialmente das casadas) e da maternidade.

Julho ▷ inicialmente, este mês era chamado de Quintilis, por ser então o quinto mês do ano. Porém, pouco depois do assassinato do imperador Júlio César ocorrido nessa época (no ano de 44 a.C.), passou a ser denominado julho, em homenagem a ele.


Agosto ▷ originalmente chamado de Sextillis (derivado de sextus), por ser então o sexto mês do ano. Em 8 a.C., porém, o imperador romano César Augusto (sucessor de Júlio César) estabeleceu que fosse denominado agosto em sua homenagem, já que vários bons acontecimentos de sua vida haviam se passado nesse mês.

Setembro ▷ o termo vem do latim septem (sete), pois originalmente era o sétimo mês do ano.

Outubro ▷ deriva do latim octo (oito), já que originalmente era o oitavo.

Novembro ▷ vem do latim nouem, pois por alguns séculos foi o nono mês.


Dezembro ▷ termo derivado do latim decem, por ter sido o décimo mês.


Gilson Lopes
2010_08_27