Formação FSEA

Mais precisamente no fim de novembro do ano passado (2009), a minha cara Hélène Baud, questionou-me, acho que pela décima vez: "Gilson, est-ce que tu vas rester en Suisse?" E pela décima primeira vez, eu respondo: "Hélène, je dois partir pour le Brésil car mes études finiront en octobre 2010 et tu le sais déjà, bordel!"

Em outras palavras no nosso querido português, ela perguntou-me se eu irei continuar na Suíça após o fim de meus estudos, eu respondi que deverei voltar pro Brasil já que meu visto é de estudante e, segundo a lei suíça, todos devem retornar ao seu país de origem ao término de sua formação.

Com a troca de algumas palavras, ela acaba por esclarecer que a UPCGe poderia entrar com uma participação para eu seguir a formação do primeiro módulo FSEA cujo formador está desenvolvendo um projeto piloto.

Em minúcias, o FSEA (Federação Suíça para a Formação - ou Ensino - de Adultos) determina as regras para a Formação de Adultos em território helvético. Já que o curso universitário de Pedagogia não abrange o ensino de adultos - ou seja, a Andragogia -, a Confederação criou essa federação a fim de estabelecer as normas e os cursos de capacitação de formadores de adultos.

Nesta ocasião, Hélène apresentou-me a possibilidade de fazer o curso que tem a mesma equivalência do "Qualifications +" (vide ponto 4.3) e, com a obtenção do primeiro dos cinco módulos, eu terei um documento oficial da Confederação que sou formador de adultos e que tenho competências para dar um seminário para novos professores sem experiência.

Isso encantou-me a fundo e, no dia 16 de dezembro de 2009, participei da primeira sessão da formação chamada de "Double Module de la Formation d'Adultes pour l'Obtention du Premier Module du Brevet Fédéral pour le Public peu qualifié" (formação voltada para a formação de adultos pouco qualificados no intuito de melhor favorizar a integração dos estrangeiros).

Esse curso não é nível universitário porque não há esse tipo de reconhecimento no âmbito mundial, já que este tipo de demanda está surgindo aos poucos em nossos dias atuais.

No outro capítulo, entro em detalhes sobre as sessões de formação.

Gilson Lopes
2010_02_15

Nenhum comentário:

Postar um comentário