Introdução
A música faz parte de nossa vida cotidiana. A rádio, a televisão, nossos cantores preferidos, as crianças, o despertador confirmam que esta afirmação bate à nossa porta todos os dias e a toda hora ao longo da nossa breve jornada no planeta Terra.Entrega do projeto de implementação dos estudos do português do Brasil no ISM. dezembro de 2003. |
Graças às
investigações do pesquisador e professor de música suíço Robert
Hisland-Hiestand, comprovou-se que a música é um elemento estratégico para a
aprendizagem de línguas, o que o levou a criar o sistema revolucionário denominado
CO.MU.PH.AN.
Este método tem por objetivo especial de quebrar o princípio de que as línguas estrangeiras devem ser bombardeadas com regras da gramática normativa da língua e com duros exercícios bastante desmotivantes para os alunos.
Este método tem por objetivo especial de quebrar o princípio de que as línguas estrangeiras devem ser bombardeadas com regras da gramática normativa da língua e com duros exercícios bastante desmotivantes para os alunos.
Foi-se
observado também que a Musicolinguística é um agente extremamente eficaz para
eliminar o sotaque da língua materna do aluno ao decorrer do estudo do sistema.
A leitura silábica musical assegura eficaz desempenho na leitura da língua
estrangeira, consequentemente na fala do idioma estudado.
História da Musicolinguística
Este conceito foi desenvolvido ao longo de muitos anos de
estudo e pesquisa. A descoberta fundamental é que a sua música é um agente que contribui para a consolidação da compreensão semântica
da linguagem e da memória ideal
de assimilação. Estudos de qualquer língua são possíveis se baseado principalmente pela música como
instrumento motivador.
Sr. Hiestand fundou, há pouco mais de 50 anos, o Instituto Superior
de Línguas, Música e Cultura,
atualmente localizado a 10 minutos da
estação ferroviária de Cornavin, em Genebra, na Suíça
Romanda).
Institut Supérieur de Musique, Langues et Culture: ISM
O ISM (Instituto Superior de Música Línguas e
Cultura) é o único instituto superior no mundo a formar
professores do sistema CO.MU.PH.AN, onde seis idiomas são estudandos durante os cinco anos de estudo. Ao final do
curso, estudante obtem a licença em
Musicolinguística.
Sistema CO.MU.PH.AN
Este sistema é composto por quatro etapas: a comunicação (utilizada de forma imediata para
desenvolver as competências orais do aluno), a música (para estimular o
processo cognitivo por meio do som pscicoafetivo), a fonética (utilizada para desenvolver a capacidade de percepção da parte
fonética e melódica presente na língua) e a análise
(etapa final do processo que tem por objetivo emplorar o contexto
sócio-econômico-cultural que motivou o compositor a criar a letra da canção).
Sistema CO.MU.PH.AN
(COmmunication, MUsicolinguistique, PHonétique et ANalyse)
Este sistema é composto por quatro etapas: a comunicação (utilizada de forma imediata para
desenvolver as competências orais do aluno), a música (para estimular o
processo cognitivo por meio do som pscicoafetivo), a fonética (utilizada para desenvolver a capacidade de percepção da parte
fonética e melódica presente na língua) e a análise
(etapa final do processo que tem por objetivo emplorar o contexto
sócio-econômico-cultural que motivou o compositor a criar a letra da canção).
Para maiores informações sobre o ISM e sobre o Sistema CO.MU.PH.AN, acesse o link da Universidade ISM.
Gilson Lopes
2012_11_23