HÉLÈNE BAUD (UPCGe)

Depois do meu primeiro contato coma Université Populaire du Canton de Genève, tive acesso a inúmeras pessoas que colaboraram bastante com a minha carreira profissional.

Hélène Baud, responsável pedagógica da UPCGe há mais de 15 anos, merece uma atenção especial. Além de sempre ter apostado em mim, ela foi uma peça principal para eu ser contratado pela "Popular" para trabalhar na recepção fazendo inscrições e para assumir a responsabilidade da logística da Associação.

O primeiro contato intenso que tive com ela ocoreu durante o período das grandes inscrições, realizadas em setembro de 2003. Por eu ter sido aceito como professor de português do Brasil para o ano escolar 2003-2004, eu fui convocado para ajudar nesta importante ocasião corrigindo testes e auxiliando o grande público (aproximadamente 1500 adultos dos 4 cantos do globo terrestre vêm se inscrever neste período).
Em virtude de minha longa vivência no ramo hoteleiro, Hélène percebeu minha maneira restrita de seguir regras e diretrizes para lidar com o público, porém de forma diplomática. Percebi umas três vezes que ela me encaminhava lusófonos e hispanófonos para que eu lhes dissessem um "não" utilizando a minha forma sutil, discreta e diplomática.

Fui, então, aos poucos sendo conhecido por todos que faziam a UPCGe nesta época. Participei dos dois seminários por ela ministrados no ano letivo em questão e, pouco antes de finalizar o ano civil de 2003, ele me pede autorização de fazer uma visita ao meu curso de português do Brasil nível iniciante.


Fiquei imensamente feliz com esse pedido cuja resposta foi "Oui, bien sûr! Avec plaisir" (Sim, claro que sim, com imenso prazer). No dia 3 de dezembro de 2003, Hélène Baud estava na minha sala de aula avaliando o meu curso diante de 15 alunos. Ela não parava de escrever e observou os mínimos detalhes: material pedagógico, ferramentas pedagógicas, altura da minha voz assim como a velocidade, disposição das cadeiras, postura, escuta, interatividade, competência interpessoal dentre outros pontos.

A mais recente colaboração dessa querida personagem foi indicar-me, junto ao comité, para participar da formação de capacitação profissional para o ensino de língua estrangeira para adultos pouco ou quase nada qualificados. Esse curso de 15 sessões teve início no dia 16 de dezembro de 2009 (em Bienne, Suíça alemã) e a UPCGe está disposta de me pagar mais da metade da totalidade da matrícula (CHF 3'300.-, o equivalente a quase R$ 5000,00). No fim dessa formação, terei um diploma reconhecido por toda a Confederação como Formador de Adultos, faltando apenas mais dois módulos do FSEA para receber o Diploma Final.

Hélène, je te remercie énormément pour toute attention, confiance, amitié et motivation.

Gilson Lopes
2009_12_21


Nenhum comentário:

Postar um comentário