VALIDATION DES ACQUIS

Num belo dia em 2006, estou eu fazendo inscrições na UPCGe e recebo o gentil senhor Daniel ZWAHLEN para um curso avançado de Russo. Percebo, lendo o seu formulário de inscrição, que ele já é aluno de Russo desde o ano letivo 2004-2005. O banco de dados da UPCGe confirma a afirmação.

No momento de receber o pagamento da inscrição, percebo por um grande acaso que, no campo "profissão na Suíça" do tal formulário, ele respondeu "conseiller Validations des Acquis", ou seja, "conselheiro da Validação de Competências". Acabei lembrando-me que Hélène Baud havia-me falado vagamente a respeito. Claro que essa oportunidade não foi desprezada e questionei-lhe sobre esse processo.

A OFPC (traduzindo, Secretaria para a Orientação, Formação Profissional e Contínua), órgão federal da Confederação Helvética, é diretamente ligada ao DIP (Departamento de Instrução Pública) e, um dos programas de formação contínua para adultos se chama "Validations des Acquis", sendo conhecido particularmente em Genebra por "Qualifications +".

Imaginem o seguinte contexto: você é formado em Turismo e, durante 2 anos, você dá aulas de português do Brasil voluntariamente para uma associação sem fins lucrativos. No final desse período, você recebe um atestado comprovando que desempenhou a atividade de "formador de adultos", tendo ministrado aproximadamente 150 horas de aula. O que você faria se descobrisse que essa sua experiência poderia se tornar um diploma reconhecido por um órgão federal válido em toda a Suíça? Isso mesmo: um comprovação acadêmica que atesta-lhe competências profissionais de uma determinada área de atuação sem nunca ter ido a uma Escola Técnica ou Universidade.

Isso acima explicado a grossomodo é exatamente o que retrata a minha situação, porém nessa época, em setembro de 2007, eu possuía quase 10 vezes o número mínimo de horas exigidas.

No final da inscrição do Sr. Zwahlen, recebo a sua carta de visita repleto de incentivo à minha pessoa para inscrever-me ao programa de "Qualifications +".

A minha iniciativa custou um ano para contactá-lo, ou seja, fi-lo em janeiro de 2008. Ele responde gentilmente ao meu e-mail e dá-me o site internet onde devo imprimir o formulário e endereço a enviar todos os meus certificados e atestados de participação a todos os seminários. Em fevereiro de 2008, em plena visita a meus caros e admirados amigos Soraya e Daniel Meirinho em Lisboa (Portugal), recebo uma ligação do OFPC pedindo que eu comparecesse o mais rápido possível para uma entrevista com o Sr. Crouzet, conselheiro em formação. Pulei de alegria!

Na data e hora marcadas, compareço ao escritório em Genebra, mais precisamente no bairro Carouge, e damos início a uma sessão de explicações, descobertas, curiosidades e desmotivação.

Sr. Crouzet elogiu bastante o meu currículo e motivou-me sem cessar a apresentar-me ao dispositivo da OFPC mencionado. Falou-me que, no momento em que eu der o sinal verde, contam-se 90 dias para que eu lhes apresente um trabalho descrevendo minuciosamente: como eu adquiri todas as minhas competências como formador de adultos, como eu preparo, como eu dou e como eu avalio os alunos além de fazer uma auto-análise do meu trabalho contendo pontos fortes e a melhorar. Ele me mostra um exemplo de trabalho, eu me questionei:" Isso aí é um catálogo telefônico ou o quê?". Fiquei abismado com o specimen que me foi apresentado e deduzi que anos serão necessários para preparar algo semelhante àquilo.

Ainda para terminar esse encontro com o meu ego quase arrasado, Sr. Crouzet assegurou-me que, além desse trabalho, deverei defendê-lo diante de dois especialistas no assunto de formação para adultos e, após certificação do primeiro módulo do FSEA (Federação Suíça de Ensino a Adultos), o diploma vale apenas por dois anos sendo unicamente na Suíça reconhecido como um diploma profissionalizante, não universitário.

Agradeci pela atenção, disse que iria refletir e que daria uma resposta o quanto antes. Deixei de lado e nunca mais retomei esse assunto, mas o melhor está por vir.

Gilson Lopes
2009_12_25

Nenhum comentário:

Postar um comentário