Sra. Kátia Volga

Meus olhos nunca mais continuaram os mesmos quando eu comecei a observar com carinho as aulas de francês de Kátia Volga.

Ingressei no curso de Turismo na Escola Técnica Federal de Pernambuco (ETFPE - localizada no bairro da Cidade Universitária do Grande Recife) em agosto de 1994 e lá permaneci até 1997.

A cadeira de Francês 1, disciplina obrigatória no primeiro período do curso, fez com que todos os alunos da entrada 94.2 (segundo semestre de 1994) ficassem, assim como eu, fascinados por esse idioma de grande importância para os campos da filosofia e artes no contexto mundial.

Esse idioma possui muitas complexidades para um lusófono que nunca teve contato com "le français". Há alguns fonemas não podem ser encontrados na língua portuguesa, fator que força a falar com biquinho e isso não caía muito bem para mim.

A Senhora Kátia Volga Valentim da Silva, licenciada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 1974-1978), professora de alto gabarito da Língua Francesa do atual CEFET (antiga ETFPE) desde 1991, foi a personagem que apresentou a esse mero aluno uma forma revolucionária de se ensinar uma língua estrangeira graças à sua técnica andragógica de grande eficiência.

Sirvo-me inclusive dessa oportunidade para agradecer a essa querida e eterna professora por ter me corrigido pacientemente na diferença entre "tu" e "tout" e também "vu" e "vous", por ter me servido como modelo principalmente no início de minha carreira profissional de formador de adultos em terras helvéticas.

Gilson Lopes
2009_11_22


Um comentário:

  1. Que bom ler esse relato sobre a professora "Katiá". Fui aluno dessa excelente profissional em 2000 (acredito), quando fiz o meu segundo curso técnico no CEFET-PE. Hoje, estudante de Direito e morando em SP, bateu aquela saudade de Katia, então "googlei" seu nome e li esse texto. Espero qualquer dia desses poder dar um grande abraço nessa inesquecível Mestra.
    Manoel Jr.

    ResponderExcluir