ESDRAS DIOGO DA SILVA


Nossa história começou em 1994. Foi um ano de novas expectativas para todos nós, 30 novatos alunos de Turismo da ETFPE (atual IFET) nível médio. Dentre eles, cito com orgulho algumas personalidades as quais tive oportunidade de conhecer: Edna Ribeiro, Cláudia Sena, Clarisse Fraga, Ladjane Rameh, Luciana Coutinho, Otávio Silva. Eu era um dos mais novos da turma (eu tinha acabado de completar 16 anos). Não era tão avançado o nível de inglês dos meus companheiros de sala, porém eram bastante esforçados. A maioria deles já era maior de idade e já tinha com experiência na área. Eu, com a minha simples experiência de ensino para crianças lá no Pink and Blue Freedom (vide inglês para crianças), senti-me meio peixe fora d'água no início.

 Numa de nossas aulas, depois de ter tido oportunidade de conversar com praticamente todos os companheiros de classe, eu tive a honra de conhecer o Esdras (dois anos mais velho que eu). Esse qualitativo "honra" não foi de forma alguma utilizado nessa época, já que eu não o achava nada sociável. Ele era introvertido, não gostava de muito papo e usava barba. Pelo que entendi, eu fui por ele tachado de "metido" e até mesmo de "efeminado" na época.

Depois de termos nos dado acesso um ao outro por meio de trabalhos em grupo, começamos a perceber que poderíamos desenvolver uma poderosa amizade. Uma vez, ao sair de uma aula de inglês, ele me fala que está fazendo aulas no SENAC. Ele me apresenta o material e percebo que seu professor trabalha aprofundadamente vocabulário. Eu, como sempre, começo a entrar mais em detalhes sobre o vocabulário e o assunto deixa de ser conversa e arma-se, a partir desse dia, uma competição de quem sabe mais. Foram três anos curtindo imensamente essa cenário no inglês, no francês, no espanhol, no violão, em matemática e na língua portuguesa (minha mais pertubadora das disciplinas).

Nossa amizade foi se desenvolver ainda mais quando demos início juntos, no ramo hoteleiro, às nossas vidas profissionais no antigo Caesar Park Cabo de Santo Agostinho em outubro de 1997 sob a função de Coordenador de Guest Services. Ainda no regime "soft open", o departamento de Guest Services, gerenciado por Tereza Cristina Santos, acolheu-nos de forma excepcional dando-nos a oportunidade de trabalhar ao lado de profissionais do ramo contribuindo assiduamente com o nosso crescimento pessoal, intelectual e profissional.

Esdras Diogo, estudante da UFPE do curso de Pedagogia, ainda continua atuando no ramo hoteleiro apesar de ter plena covação para ensinar idiomas igualmente influenciado pela incomensurável competência da gloriosa Kátia Volga.

Minha atuação no ramo hoteleiro chegou ao fim em janeiro de 2002 em virtude de minha vinda à Suíça no mês seguinte, graças à plena colaboração de minha mãe Eliane Lopes. Esta foi a primeira vez que separo-me desse grande amigo considerado como o irmão que eu nunca tive.

Dá-se agora início à outra etapa em minha vida, agora em terras helvéticas.
Gilson Lopes 2009_12_01

Um comentário: