PAÍSES : BÉLGICA

Vamos agora analisar a etimologia de Bélgica?

O termo "belga" viria da palavra "bhelgh", oriunda da língua celta (da raiz proto-indo-europeia) que significa 'irritar-se', 'estar/ficar furioso', 'encher'. Deveria-se entendê-lo por 'o furioso' ou por 'os orgulhosos', 'os metidos'.

Por outro lado, "bolga", de origem gaulesa, significa 'saco de couro' e "bolg", do antigo irlandês, quer dizer 'útero'.

Em francês, "belgique", além de ser o nome do país, é um adjetivo (como em "Gaule belgique").

Uma dentre outras origens encontradas pela internet evoca um deus Bel, adorado pelas populações locais pré-celtas (~ 2000 anos), quando o sol apontava ao amanhecer dentro da constelação de Áries ("Bélier", em francês).

É necessário saber que a palavra 'Bélgica' desaparece com o Império Romano. Diferentes nomes são utilizados para referir-se a esta zona e às suas regiões, tais como: Baixa-Lorrânia, Países-Baixos, Flandra, País Wallon em seguida Wallônia.

A palavra ressurgiu em 1790, durante a revolução brabançônica. Os Austríacos são espulsos e os 'Estados Unidos da Bélgica" são criados. Mas este estado não corresponderá à Bélgica atual: o principado de Liège torna-se independente e as fronteiras não são ainda exatamente iguais às atuais. Esse estado será efêmero porque a Revolução Francesa anexará a região ao território francês (dependendo do historiador).

Em 1830 vem a revolta contra o Guilherme de Orange e as regiões da França fazem secessão. O jovem estado será chamado de Bélgica.

Gilson Lopes
2011_10_02