BANCO DE TEXTOS ACADÊMICOS LETRAS UFPel

Car@s colegas acadêmic@s das Letras da Universidade Federal de Pelotas,

Ao longo dos meus curtos (e ao mesmo tempo longos) semestres de formação em Letras português-francês e respectivas literaturas, deparei-me com situações peníveis de acesso às referências bibliográficas propostas pelos Planos de Ensino das quase 50 disciplinas obrigatórias.

Por este simples motivo, criei o BANCO DE TEXTOS ACADÊMICOS LETRAS UFPel. Refere-se a uma assemblagem digitalizada de textos que têm sido indicados pelas amplas disciplinas da grade curricular do curso de Letras da Universidade Federal de Pelotas - UFPel (RS, Brasil). Ressalvo que o "crtl + f" funciona eficazmente para procurar os seus autores e títulos.

Haja vista que sou militante da sustentabilidade, todos os textos aos quais tive acesso estão devidamente digitalizados e compatilho com todo o público à medida que eu for hospedando no meu espaço Onedrive.

Aceitam-se colaborações dos (ex)discentes e (ex-)docentes da instituição por meio do , mencionando o título do texto, a  disciplina à qual está relacionada e referência. Esta iniciativa não nenhum interesse financeiro nem infrator da juridisção regente dos direitos autorais. Visa-se, apenas, dar acesso por meio digital de textos cuja leitura só poderia ser possível por meio de fotocópias com fins lucrativos realizadas por empresas denominadas “xerox” ou pelo restrito acervo da Biblioteca da UFPel.

Tenham ótima continuação nos seus percursos acadêmico, pessoal e profissional e espero que esta simples colaboração seja útil às consultas e aos estudos.

Gilson Lopes