FIM DA FORMAÇÃO "INTRODUÇÃO AO PORTUGUÊS HISTÓRICO" SESSÃO 2014/2

DETALHES SOBRE O CURSO


É com imenso prazer que posto, neste espaço cibernético, sobre o fim da formação citada em margem realizada neste segundo semestre de 2014.

O curso foi ministrado por intermédio da Câmara de Extensão da Universidade Federal de Pelotas - RS entre setembro e dezembro do corrente.

O curso de "Introdução ao Português Histórico" ocorreu nas instalações do Colégio Salis Goulart na sala #205 (Rua Félix da Cunha 520, Centro - Pelotas, Rio Grande do Sul / Brasil - RS 96010-000).


Os encontros ocorreram entre os dias 4 de setembro e 20 de novembro de 2014, totalizando as 40 horas-aula previstas (36 horas-aula presenciais + 4 horas de leituras dirigidas) em 12 encontros às quintas-feiras das 9h30 às 12h00.

O presente projeto de extensão universitária trata-se de um curso extra-curricular inteiramente gratuito cuja linha de extensão é de Línguas Vernáculas. Esta é a terceira sessão deste projeto realizado sob a coordenação da Profa. Paula Brauner.
De uma forma geral, esta formação de base fez com que @s participantes sejam capazes de:
  • Compreender o contexto histórico-geográfico que favoreceu a formação da língua portuguesa;
  • Justificar fatos atuais de ordens fonética e ortográfica da língua portuguesa (metaplasmos) por meio de fundamentação de ordem diacrônica;
  • Reconhecer a funcionalidade dos casos de declinação de línguas sintéticas (ora, o latim clássico);
  • Atribuir semelhanças e discrepâncias entre línguas românicas;
  • Identificar transformações pelas quais o português passou abrangendo as áreas da fonética, da morfologia, da sintaxe, da semântica e da pragmática.
 Listo abaixo a bibliografia de apoio utilizada para estruturação e leituras dirigidas do curso e a webliografia:
  • DUARTE, Marcelo O guia dos curiosos: língua portuguesa. São Paulo: Ed. Panda, 2003
  • FURLAN, Oswaldo A. Latim para o português: gramática, língua e literatura. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006
  • ________. Língua e Literatura Latina e sua Derivação Portuguesa. Petrópolis: Ed. Vozes, 2006
  • SILVA, Rosa V. M. O português arcaico: fonologia. São Paulo: Editora Contexto, 2001.
  • VIARO, Mário Eduardo. Por trás das palavras : Manual de Etimologia do Português. 1ª edição. São Paulo: Ed. Globo, 2004.
  • WILLIAMS, Edwin B. Do latim ao português. 4a edição. Rio de Janeiro: Tempo Universitário, 1986.
  • a. Dicionário gratuito online em francês com etimologia: http://www.cnrtl.fr/definition/
D@s 26 inscrit@s, 12 eram assídu@s (46% da totalidade de inscrit@s) e 14 (54%), desistiram da formação (d@s quais 1 respondeu ao questionamento referente ao motivo do abandono do curso).
Quanto às médias finais, @s participantes assídu@s atingiram satisfatoriamente 8,25 de média geral, tendo sido avaliad@s por meio de 7 atividades efetivadas a quente e 1 atividade suplementar de recuperação proposta, no último encontro, às 3 participantes que não obtiveram média igual ou superior a 7,0.
Em linhas gerais, os objetivos gerais e específicos desta formação foram alcançados com êxito e com satisfação documentada d@s participantes.

Torna-se fundamental propagar mais e mais a toda a população pelotense e arredores sobre estas formações gratuitas ou quase sem custo que a UFPel oferece à comunidade. Infelizmente, nossas concidadãs e nossos concidadãos em situação de vulnerabilidade socio-econômica são raros nestes cursos.

São com pequenos atos de voluntariado como esse que alavancaremos ainda mais a formação de adultos em nosso país e no mundo. Desta forma, propaga-se ainda mais o princípio do compartilhamento do conhecimento por mero prazer ou curiosidade ou até mesmo por certificação.

Que continuemos a nos formar até o fim de nossa passagem por esta dimensão!


Participantes do terceiro módulo de "Introdução ao Português Histórico" (2014/2) promovido pela CaExt (Câmara de Extensão) da UFPel - RS, sob a coordenação da professora Paula Brauner



Para ter acesso à compilação dos questionários de satisfação preenchidos pel@s participantes, basta clicar no link a seguir:  



Gilson Lopes
2014_12_07